Por que nem todo mundo vê as minhas postagens?

Comunicação

POR Luan Vosnhak EM 08/08/2016 ÀS 14:24:22

Por que nem todo mundo vê as minhas postagens?

A cada nova atualização, o Facebook tem diminuído o alcance de publicações orgânicas (aquelas não pagas). Isso frustra a maioria das empresas e dos analistas de redes sociais, inclusive os da TWC Comunicação (hehehe).

Imagina que maravilha se as publicações chegassem a todos os seguidores que curtem sua fanpage (muitos comentários, curtidas, compartilhamentos). Mas, esse sonho está cada vez mais distante! Sabe por quê?

Como toda empresa, o Facebook precisa dar o giro financeiro, e é diminuindo o alcance das suas publicações que eles lucram! Aí você fica obrigado a investir tempo e dinheiro se quiser que a sua página decole e seja reconhecida no ambiente digital.

Outro detalhe é que cada usuário da rede social acumula muitos amigos. Imagine se as publicações de todos eles aparecessem no seu feed de notícias?! Seria impossível acompanhar, não é? Por isso, o Facebook acaba fazendo uma filtragem, chamada de EdgeRank.

Como assim?

O Edge Rank é um algoritmo que avalia as postagens das páginas e seu impacto sobre a audiência. Por meio dele o Facebook baseia o alcance das postagens da sua página e determina a compatibilidade do perfil dos seguidores com a sua fanpage.

O critério é mais ou menos esse: cada post publicado recebe uma pontuação que irá determinar qual será o seu grau de exposição. Esse critério se baseia em três pilares: Tempo, Afinidade e Relevância.

Tempo: postagens mais recentes tem maior visibilidade, posts mais antigos ficam mais esquecidos na timeline. Por isso existem horários certos para postar.

Afinidade: o algoritmo analisa o histórico de interações, que une as curtidas, os comentários, os compartilhamentos, as mensagens… etc! O objetivo é mostrar sempre o seu conteúdo para os fãs que mais interagem na sua página.

Relevância: o EdgeRank analisa ainda quem mais interage com você, escolhendo as postagens mais relevantes da sua rede de amigos. Além disso, posts que exploram mais as imagens e os vídeos são os que mais serão levados em consideração pelo algoritmo, depois os posts com links externos e por último os textos.

Agora é colocar a mão na massa e caprichar nas postagens!

 
 
 
2017 © Direitos Reservados.