Com tanto conteúdo, como ser visto na internet?

TWC

POR Luan Vosnhak EM 26/07/2017 ÀS 14:53:17

Com tanto conteúdo, como ser visto na internet?

Você lembra como era a internet 10 anos atrás? Certamente sua vida era bem diferente. Fazer trabalhos escolares consultando livros, enciclopédias e usando celulares que só faziam chamadas ou enviavam SMS.

Não existia essa enxurrada de informação como nos dias atuais. Além disso, a interação era bem diferente. Não podíamos comentar conteúdos, avaliar empresas, dar um like em uma fotografia, stalkear o crush.

De repente, esse cenário mudou completamente e ficou difícil saber o que de fato é bom e no que podemos acreditar. Hoje a quantidade de notícias falsas que circulam pelas redes sociais deixa até os usuários mais experts confusos sobre o que é real ou não.

Por isso, a produção de conteúdo se tornou um assunto sério. O motivo? as pessoas têm cada vez mais ofertas competindo pela atenção delas e o tempo virou algo valioso.

Conforme dados do Internet Live Stats de 17/04, são escritos aproximadamente 8 mil tweets por segundo, 4.480 mil posts de blog por dia, 2 milhões e meio de e-mails enviados por segundo e 56 mil buscas realizadas no Google em um segundo. Ufa!

É tanta coisa que nem sempre alcançamos aquilo que realmente nos importa. Em uma comparação da Pesquisa Brasileira de Mídia de 2016 em relação aos anos de 2015 e 2015, há um dado que merece atenção: a confiança na informação diminuiu no on-line e aumentou no off-line. Resumindo: mesmo com os avanços no uso das ferramentas e plataformas digitais, estamos regredindo, porque todo esse ambiente se tornou não confiável. Hoje, existem empresas focadas em criar notícias falsas com um objetivo: conquistar o seu clique.

E aí mora o problema: o tempo das pessoas, que já era escasso, se torna ainda mais valioso. Assim, você precisa competir com aqueles que usam armadilhas nada éticas para conquistar a atenção.

Na contramão, o seu conteúdo precisa ser duplamente melhor para gerar negócios, educar mercados e se tornar referência.

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre produção de conteúdos que realmente fazem a diferença e ajudam você ou seu negócio a gerar mais oportunidades.

 

1.   Qual é seu público? Onde ele está? Quem é? Que perfil representa seu melhor tipo de cliente? Que mídia você escolheu publicar um conteúdo?

2.   Quais são os maiores problemas do seu cliente, que dúvidas ele tem? Analise dados, palavras-chave, pesquise tendências e insights. Pense nas objeções de seu cliente.

3.   Ao produzir conteúdo lembre-se de que seu público é heterogeneio, isto é, tem níveis diferentes de conhecimento.

4.   Analise dados a seu favor: dados de CRM, entrevistas, observações, acessos ao site e páginas de mídias sociais.

5.   Humanize seu conteúdo: escreva textos mais descontraídos. Essa é uma maneira de diminuir a distância física entre você e seu cliente.

6.   Publique regularmente para obter resultados. Mas cuidado: não deixe a qualidade cair.

7.   Seja credível: cite fontes, seja cuidadoso com a informação que você leva adiante.

8.   Descubra mais sobre o que pode prejudicar sua estratégia, avalie os prós e contras.

9. Vá além do Facebook: diversifique as mídias para publicar conteúdo. Outra dica é apostar em um blog próprio para atrair visitas.

10. Crie conteúdos evergreen: pense em conteúdos que sejam bons o ano todo. Aqueles que são muito factuais e pontuais são interessantes apenas por um curto período do ano.

12. Crie conteúdo para promover sua imagem profissional: cuide também de sua imagem. Conteúdo pode ser poderoso também para seu marketing pessoal, para mostrar às pessoas sobre a área que você domina, em que é especialista.

 
 
 
2017 © Direitos Reservados.