Como gerenciar sua estratégia de conteúdo

Para conseguir construir uma estratégia que permita a uma empresa experimentar o poder do marketing de conteúdo em escala e proporcionar um impacto positivo no negócio, é preciso ter as pessoas certas, os processos internos certos e a infraestrutura certa que aumente a colaboração e a resposta em tempo real, e ao mesmo tempo aumente a economia de custo associada à gestão do ciclo de vida do conteúdo.

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POR Luan Vosnhak EM 10/06/2016 ÀS 12:30:11

Como gerenciar sua estratégia de conteúdo

O conteúdo foi, com toda a certeza, uma das ferramentas de marketing mais importantes de 2015. Estratégia de conteúdo, distribuição de conteúdo, gestão de conteúdo – o termo está presente em todos os lugares.


E não é pra menos. Com as redes sociais mudando seus algoritmos sem parar e o alcance orgânico diminuindo, os canais próprios – e o conteúdo que hospedam – nunca foram tão importantes.


Ao invés de patrocinar posts e readaptar conteúdos, as marcas estão começando a dedicar recursos para construir suas próprias bibliotecas de conteúdo dedicado. Desde as séries originais da Netflix “Orange Is the New Black” e “House of Cards”, os curta-metragens de Chipotle, as marcas estão entrando novamente no reino do conteúdo próprio.


E a tendência não vai parar tão cedo, com 70% dos profissionais de marketing de conteúdo criando mais conteúdo em 2015 do que fizeram no ano passado. Embora a importância do conteúdo esteja clara, o processo e o método de escalar a produção no nível empresarial não estão. Na verdade, apenas 30% dos profissionais de marketing têm uma estratégia de conteúdo consistente ou integrada, e somente 37% dizem que são eficientes em marketing de conteúdo.


Contratar grandes escritores, desenvolver processos eficazes e implementar a infraestrutura apropriada simplificará a produção de conteúdo de sua empresa.


Aqui estão cinco aspectos do ciclo de vida do conteúdo que devem ser considerados ao desenvolver sua estratégia:


1. Planejar


Antes de começar qualquer produção de conteúdo, é essencial que sua equipe discuta onde cada projeto se encaixa no plano de marketing maior e como ele contribui para os objetivos gerais. Muitas vezes, os projetos de conteúdo podem começar em silos e não usar o potencial máximo dos recursos de toda a empresa. É primordial trazer os principais stakeholders à mesa e incentivar a colaboração entre as equipes. Planejar com antecedência permite sinergias e resultados no conteúdo mais oportuno e relevante para o negócio.


2. Idealizar


Depois da criação do plano é que a criatividade começa pra valer. As equipes de conteúdo devem considerar cada peça, bem como o público-alvo e o meio que a peça é transmitida. Os escritores sempre devem fazer auditoria em peças/posts de conteúdo antigos de maior sucesso e observar eventos em tempo real para garantir a relevância das conversas.


3. Fonte


A produção de conteúdo é demorada e requer um alto nível de habilidade. Por isso, os recursos devem ser reaproveitados o máximo possível para aumentar as eficiências. É possível remodelar um post para a introdução de um whitepaper? Dá pra enviar citações de um Perguntas e Respostas para mensagens sociais? Você pode usar os principais dados de um ebook para criar um infográfico? Em particular, um conteúdo criativo pode ser bastante reaproveitado já que é particularmente intensivo, e se for sobre a marca, tende a ser persistente. Ter um sistema em vigor para gerenciar e editar todas essas peças pode ajudar a simplificar o processo e aumentar a colaboração interna.


4. Distribuir


A distribuição do conteúdo é tão importante, se não mais, do que o próprio produto. Depois que tudo é aprovado e tudo está verificado internamente, é hora de compartilhar as grandes ideias de sua empresa com o mundo. Mas não basta só distribuir conteúdo. Para conseguir o maior interesse e engajamento do público, é preciso considerar a comunidade específica com a qual você compartilha o conteúdo, bem como o meio em que o conteúdo é compartilhado. É importante conhecer a comunidade, entender o contexto das conversas e reconhecer o formato que seria mais apropriado para cada rede social ou fórum.


5. Medir


Para conseguir isso e permanecer relevante, é primordial que sua empresa meça o sucesso do conteúdo e controle as KPIs que são importantes para o negócio. Saber qual conteúdo recebe a resposta mais apaixonada e mantém uma conversa a respeito é um plus. E, quando peças específicas de conteúdo são particularmente bem-sucedidas, a mídia paga pode ser uma ferramenta eficiente na amplificação de seu alcance. Com monitoramento de analytics e insights práticos em tempo real, você pode evoluir sua estratégia de conteúdo.


Para conseguir construir uma estratégia que permita a uma empresa experimentar o poder do marketing de conteúdo em escala e proporcionar um impacto positivo no negócio, é preciso ter as pessoas certas, os processos internos certos e a infraestrutura certa que aumente a colaboração e a resposta em tempo real, e ao mesmo tempo aumente a economia de custo associada à gestão do ciclo de vida do conteúdo.


 


Fonte: Ideas

 
 
 
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