Como o marketing digital trabalha para aumentar vendas online

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POR Luan Vosnhak EM 26/07/2016 ÀS 15:24:36

Como o marketing digital trabalha para aumentar vendas online

Cada vez mais, as pessoas estão utilizando a internet antes de realizar uma compra, seja online ou pessoalmente. Por conta disso, o marketing digital se tornou um dos recursos fundamentais para obter mais reconhecimento dos clientes e mais lucro para o seu negócio, principalmente quando falamos de lojas virtuais. Quer saber quais estratégias podem ajudar a aumentar vendas online?

É fato que o marketing digital evoluiu com muita rapidez e que novas técnicas são descobertas com frequência, porém, neste artigo, vamos apresentar as práticas para aumentar as vendas de sua empresa. São estratégias que, se aplicadas corretamente e com dedicação, podem fazer toda a diferença. Confira!

Como é possível aumentar vendas online?

Vivemos em um momento de crise no país e, devido a isso, muitas empresas optaram por reorganizar o orçamento para as campanhas. No entanto, a internet pode ser a solução dos seus problemas, pois, além de custar menos, por meio das estratégias de marketing digital, é possível que o Retorno Sobre Investimento (ROI) seja bem mais alto.

Também é possível mensurar a interação do público-alvo e até mesmo se as campanhas estão sendo eficientes. Isso se aplica tanto ao site quanto às redes sociais. Caso os consumidores não estejam interagindo da forma esperada, não se desespere: é possível reorganizar as campanhas até que elas atinjam o resultado esperado.

O Google também é um grande auxiliador do sucesso de um negócio. No entanto, para que isso seja possível, o site da sua empresa precisa ter produção de conteúdo relevante, que gere um tráfego sustentável. Lembre-se: conteúdos interessantes e que chamam a atenção do público-alvo estimulam as vendas.

Como o marketing digital pode ajudar?

Funil de vendas

O funil de vendas, conhecido também como pipeline, é um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo cliente até o fechamento da compra. Ele é dividido em três partes: topo, meio e fundo do funil.

Topo do funil

É a parte mais larga do funil, onde as pessoas ainda não identificaram a necessidade de adquirir um produto ou um serviço. A ideia, nessa etapa, é a de tornar o visitante do site ou das redes sociais um possível comprador. Por isso, produza muito conteúdo atrativo, que leve os visitantes ao seu site pela curiosidade e interesse.

Meio do funil

Aqui, o cliente já descobriu que tem algum problema ou necessidade e busca uma solução. Ele deseja comprar um produto ou serviço, mas ainda está refletindo se é necessário ou não adquiri-lo. O futuro consumidor pesquisa bastante e, caso decida comprá-lo, avança para o fundo do funil.

Fundo do funil

Na última parte, o cliente avalia o produto ou o serviço. Ele compara com outras empresas e escolhe a que mais o agrada, e finaliza o processo realizando a compra.

SEO

As estratégias de Search Engine Optimization (SEO) são utilizadas para melhorar a marca e o tráfego de visitantes de forma orgânica em buscadores como o Google. Para que isso ocorra, é preciso escolher palavras-chave corretas, ou seja, que serão utilizadas pelos consumidores em uma pesquisa.

O SEO alavanca a posição do site da empresa para as primeiras posições nas ferramentas de busca, ou seja, é primordial para aumentar vendas.

Mídias sociais

As mídias sociais fortalecem uma marca e são utilizadas para intensificar a comunicação com o cliente e apresentar a ele novos produtos ou serviços. Para que elas tenham um ótimo resultado, invista em postagens frequentes, que devem ser produzidas de acordo com as necessidades dos consumidores.

Identifique os diferentes perfis de cada rede social e utilize uma linguagem adequada.

E-mail marketing

O e-mail marketing é a principal estratégia para conversões e uso do funil de vendas. Crie uma lista de contatos composta por clientes em potencial. Saiba segmentar o público da lista e ofereça o que eles esperam, mas tente, também, surpreendê-los de vez em quando.

Produção de conteúdo

Para aumentar vendas online, invista em conteúdos relevantes e de qualidade em um blog da sua empresa. Assim, mais clientes encontrarão seu site, o que refletirá em melhores posições no Google.

 
 
 
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